Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

03/11/2010

BANG! 8

Está a passear por uma Fnac e ouviu um estrondo? Está tudo bem, é só a Bang! 8.

A revista de literatura fantástica voltou em grande no seu oitavo número. Depois de um percurso atribulado, da versão em papel à edição digital gratuita, voltando novamente ao papel, a Bang! agora é em papel… e grátis! Durante estes anos de publicações a Bang! manteve-se fiel ao género e aos fans do fantástico. Agora com a distribuição gratuita na Fnac, a nova parceira, e com uma tiragem de 8500 exemplares (uau!), a Bang! vai certamente conquistar novos públicos e novos leitores de fantasia, ficção-científica, horror e outros géneros do fantástico, além de continuar a fazer as delícias dos velhos leitores.




Eu já tenho a minha! E devo dizer esta nova Bang! está, de facto fantástica! Só a capa está brilhante.
Pelo menos numa primeira vista de olhos, posso dizer que graficamente está excelente, com uma qualidade de edição a grande nível. Os conteúdos parecem-me muito bons, temas interessantes e abordagens diversificadas e abertas. Ainda não tive tempo de ler a revista na íntegra, mas assim que o fizer elaborarei uma opinião. Para já, deixo aqui os títulos dos conteúdos que mais me chamaram a atenção na curta leitura que já tive oportunidade de fazer da revista:

- Resumo das novidades da Colecção Bang! da SdE, pelo editor, Luís Corte Real
- M de Malária, conto de José Eduardo Agualusa
- Artigo sobre Duna, pelo tradutor, Jorge Candeias
- Com a Manhã Chega a Neblina, conto de George R. R. Martin
- Os livros das minhas vidas, por Afonso Cruz
- Távola Redonda, Experiência de publicação de livros por 5 autores portugueses de literatura fantástica (Inês Botelho, Termo Marçal, David Soares, Bruno Martins Soares e Ana Vicente Ferreira)
- Os mundos imaginários do fantástico português, 1ª parte (continuação na próxima Bang!), por António de Macedo
- Os Cascos e o Casebre de Abdel Jameela, conto de Saladin Ahmed
- Artigo sobre a trilogia do Elfo Negro, Drizzt, por R. A. Salvatore.
- Nova Vaga, Novas Capas, artigo sobre as capas de FC ao longo das décadas, por Pedro Piedade Marques
- Fantasia Urbana ou Romance Paranormal, por Safaa Dibb
- The Walking Dead, por João Miguel Lameiras

A lista já vai grande, e a revista tem mais ainda. Mesmo sem ter lido a totalidade da revista já tenho a certeza que esta aposta está ganha. Estas já são razões suficientes para me levar a comprar esta revista! Mas esperem... eu já disse que é grátis?! Assim não há desculpas. 

Bang! numa Fnac perto de si! 

11 comentários:

  1. Já tinha passado pela Fnac da minha área de residência a ver se conseguia o meu exemplar, hoje vou tentar novamente estou desejosa de ler =)
    Um grande revista sim senhora!

    ResponderEliminar
  2. Nunca adquiri uma resvista deste tipo só costumo comprar mesmo é "os meus livros". Só vende na fnac?
    Beijocas;)

    ResponderEliminar
  3. É distribuída na Fnacs e em encomendas feitas à editora Saída de emergência.
    Acho que é uma boa maneira de nos mantermos actualizados deste "mundo do fantástico", ao mesmo tempo que podemos ler pequenos contos de excelente qualidade, conhecer autores novos ou matar saudades dos velhos.
    Recomendo! :)

    ResponderEliminar
  4. Olha Cat, na “minha Fnac local” (era bom ter uma Fnac… tão bom!), ainda não há a BANG!.

    Fui lá hoje perguntar, como sou persistente vou amanhã perguntar outra vez. Por este andar quando houver, mandam-me para casa só para não levarem comigo =)

    ResponderEliminar
  5. Grande revista, só posso dizer que é um excelente contributo para a divulgação do genero em Portugal.

    Equilidrada, quem pense que a revista só trâs publicidade / artigos referentes à Editora SDE engana-se existe bastante variedade.

    Tive a felicidade de ver a apresentação da revista que decorreu ontem na FNAC do Chiado, em Lisboa e foi um evento gratificante.

    Até estranhei a Elphapa não aparecer LOL

    ResponderEliminar
  6. Elphaba, parece que a Bang! está a dar entrada a diferentes velocidades nas diversas Fnacs, até dentro do Porto teve uns dias de diferença.
    Espero que consigas uma em breve :)

    Fiacha, é verdade, uma das coisas que mais me agradou foram os conteúdos variados e as participações de pessoas ligadas a várias editoras, não apenas a SdE, mas todas com a paixão pelo fantástico em comum.
    Aposta ganha!

    ResponderEliminar
  7. É verdade Fiacha, não pode ir e fiquei com o lançamento no pensamento, acredita!
    Agora ando atrás do prejuízo a tentar encontrar a revista, acho que vou encomendar algo na SdE para ver se consigo a dita revista. Já cá tenho algumas em casa e gostaria mesmo de conseguir todos os exemplares para recordação, mas agora que já não esta à venda pela editora parece-me difícil que venha a conseguir =(

    ResponderEliminar
  8. Elphada,

    Então vou dar-te duas noticias anunciadas no evento:

    1) Martin regressa a Portugal em 2012.

    2) Duna vai continuar a ser publicado, isto deve agradar muito principalmente a quem leu o livro, pois quanto a mim é o melhor livro que li em 2010 e que de certeza vai deixar toda a gente satisfeita depois da sua leitura, não duvidem.

    Já agora apelava a que quando lessem a revista comentassem o que acharam para este mail: bang@saidadeemergencia.com

    Pois todas as opiniões são importantes e as sugestões são sempre bem vindas.

    ResponderEliminar
  9. Fiacha, assim que elaborar uma opinião mais elaborada, envio para o mail deles. Acredito que é muito importante a nossa opinião, o mais elaborada possível. Depois de todas as sagas da Bang!acho que está no bom caminho é muito importante o feedback!

    ResponderEliminar
  10. É verdade Fiacha, eu por acaso já sabia porque vi o vídeo da apresentação. Quanto ao Duna está aguardar o lançamento desse segundo livro para começar a ser lido, está na prateleira desde o inicio de Setembro =)
    Quando, quando (!) conseguir ter uma Bang! só minha eu leio e envio a opinião podem contar com isso. ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar