Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

16/11/2010

A Mecânica do Coração, Mathias Malzieu


A Mecânica do Coração
de Mathias Malzieu
Páginas: 144
Editor: Edições Contraponto
ISBN: 9789896660734

Sinopse: Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo - um relógio de madeira - no seu peito, para ajudar o coração a funcionar. A prótese resulta e Jack sobrevive, mas com uma contrapartida: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração - o mecânico e o verdadeiro - de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade. Um conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carrol.



Opinião:
Este pequeno livro cativou-me assim que o vi. Desde a capa, o título, a sinopse que li apenas na diagonal… O tom da narrativa seduziu-me logo no primeiro parágrafo.
O nosso protagonista, Little Jack, tem a infelicidade de vir ao mundo no Dia Mais Frio do Mundo. Tão frio que o seu coraçãozinho nasce gelado. A Dra Madeleine, médica-parteira peculiar, salva a vida ao pequeno Jack quando decide instalar no seu peito um relógio de madeira, acertando a sua vida ao permitir que o seu coração funcione a corda.
Mas um coração controlado por um mecanismo de relógio é uma peça frágil, e Madeleine desde o início que alerta o seu protegido para a necessidade de se manter afastado de emoções demasiado intensas para o relógio de cuco, como as resultantes de amor ou de raiva. As engrenagens são sensíveis e os ponteiros não se podem desregular, e o cuco não pode perder a hora. Um dia na infância de Jack em Edimburgo, encontra uma pequena cantora desastrada. A voz e fragilidade de passarinho de Miss Acácia aceleram o coração de Jack num turbilhão de emoção e fazem disparar o cuco descontroladamente! Mas os avisos de Madeleine não são em vão, será que o coraçãozinho de Jack aguenta os prazeres e as tristezas da paixão?
Apreciei cada momento desta pequena leitura. É uma história adorável e um conceito encantador. A escrita é despretensiosa e ritmada, tornando-se cativante e poética. Este livro cumpre o seu propósito, senti que a premissa tem conteúdo para uma abordagem mais profunda das personagens e originar uma história “maior”. Mas senti que parte da beleza desta obra é a sua brevidade.
Apesar de embevecida com o tom da história passada no séc. XIX, não pude deixar de reparar em alguns pormenores, como referências a helicópteros, etc…
 Além disso, este livro é claramente “material Tim Burton”. Admitindo a originalidade do escritor, e não desprestigiando, é inevitável a associação com o universo gótico e delicioso do realizador.
Uma mistura de Eduardo Mãos-de-Tesoura com conto de fadas, com uma boa dose de tragédia, ao mesmo tempo madura, e docemente infantil.

O melhor: O tom despretensioso do texto e a premissa.
O pior: É curto. Lê-se demasiado rápido.

4/5 - Gostei muito

5 comentários:

  1. Já namoro este livro à tanto tempo… nem imaginas. Mas não sei porque é uma compra que fica sempre para segundo plano =/
    Mas quero muito, muito mesmo adquiri-lo um dia. Mais tarde ou mais cedo é meu, a tua opinião só vem avivar o meu desejo Cat =)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Acho que vale a pena!
    Curiosamente nunca tinha ouvido falar deste livrinho! Foi-me emprestado este fim de semana por uma amiga, e assim que o vi apaixonei-me =)

    ResponderEliminar
  3. não subestimes o segredo do chocolate apesar da capa. lança-te a ele :)

    ResponderEliminar
  4. Boas

    eu li esse livro. bem apesar da ficção que a história tem, eu gostei...

    e penso que a Moral que esse Livro transmite é a de que nao nos devemos deixar levar pelos ciumes, que podem estragar uma relação, confiar nas pessoas que nos amam e lutar pelo que queremos!

    bem eu estou a fazer a Ilustração desse livro para uma Disciplina...
    sei que nao vais gostar porque as personagens nao vao estar como imaginas'te porque quando se lê um livro cada pessoa imagina as personagens á sua maneira, mas mesmo assim se quizeres ir ver e comentar, vao estar no meu blog os desenhos.

    csr.dcv.blogspot.com

    boas Leituras

    ResponderEliminar
  5. aleguem tem o link para baixarlo no formato pdf?? eu quero ler esse livro!

    ResponderEliminar