Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

04/11/2010

O Festim dos Corvos e O Mar de Ferro - opinião

Título: A Feast For Crows (O Festim dos Corvos + O Mar de Ferro)
Autor: George R. R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Nº de páginas: 448 e 336
Ano de edição: 2009






Esta opinião refere-se aos dois volumes do 4º livro da saga (A Fest for Crows), O Festim dos Corvos e O Mar de Ferro. Contém spoilers para os volumes anteriores.

Segundo explicação do próprio autor, dada no final do livro, este Feast for Crows é uma primeira parte do livro em eterno processo de escrita A Dance With Dragons, uma vez que devido ao tamanho do manuscrito se viu forçado a fazer a divisão.

A verdade é que depois dos magníficos livros anteriores, Tormenta de Espadas e principalmente A Glória dos Traidores, preparei-me para que os dois livros seguintes, e os últimos publicados até ao momento, não conseguissem ser tão bons. Em adição, talvez inconscientemente adiando o momento em que deixaria de ter mais livros desta saga  para ler, passaram-se muitos meses entre a leitura dos volumes anteriores e o inicio da leitura destes. 

O livro anterior deixa-nos com um panorama sombrio para as personagens, boas ou más. O Inverno está a chegar a Westeros, mas parece já ter chegado aos corações dos homens desta terra. Reviravoltas de enredo alucinantes e surpresas inacreditáveis. Personagens perdidas ainda mais perdidas, caminhos cruzados desviando-se por pouco, novos inimigos e novas alianças, morte e assassínio, e traição. Principalmente traição. Com este nível de intriga, seria difícil manter as expectativas.

E de facto, este(s) livro(s) não me fascinou como os anteriores da saga, e acredito que isso se deveu essencialmente à alteração do foco das personagens dos capítulos, excluindo do conhecimento do leitor as melhores personagens como Tyrion, Daenerys ou Davos, e dando poucos capítulos a outras como Jon e Arya. 
Além de tudo isso, é duro ver desaparecer definitivamente (ou não) personagens fortíssimas da saga, mas tenho mesmo de tirar o chapéu ao autor pela coragem de o fazer, e por de facto construir uma intriga ao mais alto nível. Se há coisa que George R. R. Martin faz bem, é construir personagens. Fá-lo de forma brilhante, ou não estivéssemos nós prestes a odiar um Regicida visto pelos olhos dos outros, pelo qual  nos apaixonamos depois de lermos os seus próprios capítulos. A personagem é a mesma, rigorosamente. Não há ilusões de avaliação de carácter. A diferença é que ao termos acesso aos seus pensamentos, as personagens tornam-se incrivelmente reais, totalmente humanas. E poucas há nesta saga que sejam puramente "maus", sendo cada uma delas um reflexo da natureza do ser humano e das suas ambições pessoais, sejam elas honra, amor, poder, dinheiro, família, uma senhoria ou simplesmente servir.
É esta a magia dos livros da Saga do Gelo e do Fogo, e se tenho de admitir que, em 2 terços deste(s) livro(s) senti o nível da escrita e o rumo da história a fraquejarem (quem sabe o resultado do processo de bloqueio, reescrita e adiamento de publicação pelo qual esta obra passou) fico contente por dizer que o último terço me agarrou totalmente. Os capítulos finais revelaram-se um desenrolar de acontecimentos tão inesperados como deliciosos, mais nós nesta teia de Westeros, com as personagens suspensas no limite. 
E é claro, agora junto-me à horda de fans que espera ansiosamente pela publicação do tão aguardado 5º livro desta sega, desesperando por saber o que aconteceu às personagens que deixámos, algumas ainda em Glória dos Traidores, e o rumo dos acontecimentos. 
A verdade é esta, algo em Westeros está a mudar. O Inverno está a chegar. 

4/5 - Gostei muito

6 comentários:

  1. Eu penso que este livro foi um pouco o rescaldo dos acontecimenos brutais ocorridos nos volumes anteriores.

    Obvio que faz muita falta a presença de personagens como Bran, Jon, Tyion e mesmo o Davos entre outros, mas parece-me que tambem aconteceram coisas interessantes quer a nível do ocorrido em Dorne, quer no que respeita à casa das Ilhas de Ferro, em Bravos e claro Sendor e Jaime.

    Bem vinda ao clube dos que aguardam ansiosamente mais desenvolvimentos destas excelentes cronicas.

    Nota: Sempre podes ler o Sonho Febril ;)

    ResponderEliminar
  2. Ainda só li os dois primeiros volumes das crónicas… por surreal que possa parecer tenho em casa o 4 e 5 volume mas falta-me o terceiro para poder prosseguir com esta jornada. Tenho muita esperança que me ofereçam o 3 livro pelo Natal, porque eu vou sempre adiando. Por isto não li a tua opinião Cat (Spoilers) mas espero poder faze-lo dentro em breve.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Elphaba,
    Não acho nada surreal! Eu estive muitos meses parada no nº 6, porque tinha o volume 8 em casa desde há um ano (para aproveitar a promoção da SdE de oferta deste na compra o primeiro da Saga do Assassino), e fui adiando sempre a compra do 7º.
    E depois quando comprei finalmente, já tinha passado tempo tempo que decidi esperar mais, e e fazer render um pouco os livros publicados :P
    agora acabou, e é aquele vazio de espera! lol

    ResponderEliminar
  4. Quem me dera estar nas mesmas condições da Elphada, nem sabes as aventuras que ainda tens pela frente

    ResponderEliminar
  5. Fiacha, acho que na essência, tens razão. Este livro é um rescaldo de tudo o que de alucinante aconteceu nos anteriores. Eu tive essa discussão com uma colega hoje (está a ler o Festim): ela acha que o foco da acção ter passado para outras personagens faz com que nada de realmente importante nos seja revelado. Eu discordo. Admito que é inegável que as personagens não nos fascinam tanto, mas as intrigas políticas da guerra e a ambição dos homens está a pôr em marcha muitos acontecimentos. Se eles forem menos importantes para já, não duvido que estão a fazer parte de um quadro maior. Vejamos o caso das Ilhas de Ferro e o seu novo rei, os acontecimentos em Dorne e na Muralha (já para não falar de Porto Real), mas principalmente, e uma parte de adorei, a chegada de Sam a Vilavelha e as pessoas que o receberam.
    Deixa-nos com água na boca para o Dance!

    Sonho Febril está na lista!

    ResponderEliminar
  6. Ora bem quer Dorne quer as Ilhas de Ferro vieram dar ainda mais amplitude ao enredo.

    Estou tambem muito curioso para saber o que se vai passar com a "Gata dos Canais" e o que o Mindinho tem em mente.

    Seja como for vem ai Danny em força e tudo isto vai levar uma grande volta, penso LOL

    Por questões pessoais estou muito curioso por saber o que está por trâs de um determinado Corvo...

    ResponderEliminar