Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

04/01/2013

2012 vs 2013


Numa altura em que se multiplicam na net os balanços do ano que passou e as resoluções para 2013, pode parecer um pouco estranho vir falar de resoluções de ano novo num blog que esteve quase um ano parado. 

A verdade é que, como é óbvio, a vida de um blog se rege pela vida da(s) pessoas(s) por trás dele, e a revolução (quase literal) que teve lugar na minha vida pessoal, começando depois do meio de 2011, deixou muito pouco espaço para leituras, a net em geral, e o blog, por arrasto. Faltou tempo e disponibilidade, mas sobretudo faltou vontade. 

Em vez de fazer um balanço tradicional do ano que passou, prefiro fazer uma comparação global e estabelecer perspectivas, uma espécie de one-on-one destes dois anos rivais, um 2012 vs 2013. Ora vejamos... Ready, set, go!

No início de 2012 dei por falhado um compromisso literário e fechei o desafio do Goodreads de 2011 sem o ter completado.Quiçá devido a praticamente não ter lido na segunda metade do ano anterior, e sem grande entusiasmo para reverter essa situação. No início de 2013 estabeleci o desafio deste ano para um nível superior ao que consegui completar em 2012. Talvez seja uma meta ambiciosa, mas só demonstra como estou cheia de vontade de ler coisas. A vontade é realista, a concretização logo se vê.

Em 2012 li 32 livros. Em 2013 tenciono ler 40.

Desses 32, 5 foram graphic novels. Em 2012 por esta altura não tinha quase nenhum registo de graphic novels nas minhas estantes. Por esta altura tenho uma lista crescente de volumes interessantes para ler/adquirir. 

Durante 2012 procurei deliberadamente livros mais curtos, e em resultado, li menos páginas do que no ano anterior. Já em 2013 já volto a sentir a minha velha e fatal atracção por calhamaços. 

Em Janeiro de 2012 estava a preparar-me para mudar de emprego, cidade e país, e comecei a perder a minha assiduidade na net. No início de 2013 estou instalada e finalmente a normalizar rotinas e hábitos antigos. 

Durante 2012 publiquei apenas duas opiniões. Escrevi outras 11, mas por algum motivo não senti vontade de publicar. Algumas vão ser publicadas em 2013. 

No ano passado por esta altura os novos modelos Kindle da Amazon ainda eram novidade, e eu andava há meses a choramingar que queria um kindle, um qualquer! Umas semanas depois chorava, desta vez a sério, ao abrir a embalagem da Amazon mais valiosa de sempre. Não apenas pelo Kindle 4 que continha, pelos livros pessoalmente seleccionados e oferecidos, mas muito especialmente por vir a transbordar de carinho e amizade. Dizem que tanta amizade não cabe numa caixa da Amazon, mas graças a 40 pessoas fantásticas, espalhou-se pela internet, via Twitter, e por uma vez, enganou bem. Este ano por esta altura, 13 dos 32 livros que li foram no meu Kindle, mais 3 foram divididos entre formato digital e físico ao longo da leitura. 

No início de 2012, ainda não sabia, mas ia ouvir nesse ano 9 audiobooks. Até 2012 ouvia livros a passar a ferro e a caminhar, agora oiço também enquanto cozinho, faço bolos, ando de bicicleta por Barcelona e para abafar os ruidosos clientes do supermercado enquanto faço compras. 

No ano passado esperava ler livros em português e inglês, este ano ambiciono ler também em espanhol. 

Em Janeiro de 2012 fiz um top dos melhores do ano. Em Janeiro de 2013 chego à conclusão que ler menos pode ser bom, quando se fazem boas escolhas. Ainda assim, no meio de várias surpresas agradáveis e confirmações deliciosas, com dificuldade destaco, sem ordem especial, os 5 livros que mais me marcaram em 2012:




A Vida de Pi, Yann Martel
Pequena Abelha, Chris Cleave
The Help, Kathryn Stockett
Habibi, Craig Thompson
As Mentiras de Locke Lamora, Scott Lynch

Não consigo dizer quantos livros comprei até Janeiro de 2012. Desde aí até Janeiro de 2013 comprei apenas 7.

Em 2012 não tive qualquer expectativa ou motivação para este espaço. Em 2013, sem prometer para não ficar sem cumprir, vou deixar andar sem que se torne uma obrigação, e para que o que partilho seja o melhor.

Em 2012 este blog tinha um design, agora tem outro.

Para 2013 vou jogar ao Book Bingo da WhiteLady3 e Companhia, porque em 2012 não arrisquei desafio algum (o do GR não conta).

Há um ano estava a viver numa casa recheada com os meus mais de 400 livros, a grande maioria por ler. Hoje a minha nova biblioteca tem cerca de 30 livros, o triplo do que tinha em Março de 2012. 
A maioria ainda por ler. 

Entre 2012 e 2013 muita coisa mudou, mas há coisas que nunca mudam. 

3 comentários:

  1. Há coisas que nunca mudam, como eu gostar tanto de ti :P Saudades Catuxa do meu coração! Bom ano bom ano e boas leituras e que bom ver-te de novo motivada para este cantinho que é tão querido! Um beijinho enorme!!

    ResponderEliminar
  2. O Kindle... tu sabes que mereces, não é? :)

    Bem-vinda de volta!

    ResponderEliminar
  3. Só agora é que li isto Cat! Bem-vinda de volta, espero que te entusiasmes de novo com a partilha no blog, até porque eu sou daqueles que lê os teus textos enormes até ao fim!

    ResponderEliminar