Bibliofilia: Amor por livros e por ler. O Bibliófilo ama ler e sente devoção pelos livros, colecciona-os e admira-os.

16/01/2013

Bibliofilia pelo mundo (IV) - Book Mountain


Book Mountain

A empresa holandesa MVRDV desenvolveu recentemente o projecto Book Mountain, que chegou a ser distinguido com o prémio de segunda melhor biblioteca da Holanda em 2012, além de uma série de prémios nacionais e internacionais das áreas de arquitectura, design e sustentabilidade.

Com este projecto - Book Mountain (Montanha de Livros), Spijkenisse, nos arredores de Roterdão, ganhou não apenas uma fantástica nova biblioteca pública como também infraestruturas comunitárias construídas na própria e em redor da biblioteca - espaços comerciais, auditório, espaços de desportos, escritórios, um centro de educação ambiental, etc.

Mas para o bibliófilo, o mais impressionante de tudo é a biblioteca em si. Uma montanha de estantes repletas de livros, contidas numa estrutura piramidal de vidro transparente. A visão nocturna da biblioteca é particularmente encantadora. 

(Fotos maiores ao clicar nas miniaturas. Originais aqui.)






Ao expor assim o conteúdo da biblioteca, transformando o edifício num "farol" de conhecimento e informação ao alcance de todos, sem barreiras físicas, os arquitectos da obra pretenderam demonstrar como numa era digital de compra e venda de livros online, ainda há espaço para as bibliotecas físicas inseridas na comunidade. 


O edifício está desenhado de forma a permitir que os seus utilizadores, a comunidade, aproveitem ao máximo a biblioteca e o que ela tem para oferecer. 
O conceito de "montanha" foi atingido localizando a maioria dos espaços comerciais e espaços fechados no interior e pisos inferiores do edifício deixando as áreas de topo e periferia abertas à luz natural. Rotas de circulação, escadas e espaços de relaxe e leitura, e claro, as próprias estantes expondo a colecção da biblioteca, oferecem a ideia visual das encostas da montanha. Uma rota espiral à medida que se "sobe" a montanha permite seguir a ordem alfabética da organização dos livros.  



Como não podia deixar de ser quando se reúnem dois conceitos como "arquitectura moderna" e "comunidade holandesa", todo este projecto é bio sustentável. Ventilação e iluminação naturais, estantes feitas de materiais reciclados a partir de resíduos urbanos, utilização de plantas naturais no controlo de temperatura e aproveitamento do calor terrestre são apenas alguns dos sofisticados detalhes incluídos neste projecto. 


Com tudo isto, e tendo em conta que esta biblioteca apenas ganhou o segundo prémio de melhor biblioteca da Holanda, resta-me agendar algum tempo no futuro para investigar a que ficou em primeiro lugar.



Outras Bibliofilias pelo Mundo: 

2 comentários:

  1. :O Que lindaaa! Tanta iluminação! Não sei porquê faz-me lembrar a biblioteca do anime Gosick (não tem nada a ver mas deve ser por causa do pátio interior com luz).

    ResponderEliminar